Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

energia-eletrica-eletricidade-1-848x477-2

Bandeira tarifária fecha primeiro semestre de 2023 sem adicional

Autor:
MME

O consumidor brasileiro já pode comemorar, a bandeira de junho será verde e sem custos. A previsão é que a bandeira verde seja para o ano inteiro.

Nesta sexta-feira (26/05), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou que a bandeira tarifária para o mês de junho será verde, ou seja, sem adicional de cobrança na tarifa. Com o anúncio, os consumidores de todo o país completam o primeiro semestre do ano sem cobrança adicional na conta de luz. A probabilidade é que o acionamento da bandeira verde seja para o ano todo.

A sinalização apresenta condições favoráveis de geração de energia elétrica e é válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a malha de transmissão de energia que cobre quase todo o território brasileiro.

Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o anúncio é muito importante para milhares de famílias brasileiras. “Nosso principal objetivo é garantir a todos os brasileiros a segurança energética e que essa energia chegue à residência de todos os brasileiros a um preço justo. Buscamos, neste governo, garantir o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e social”.

Além disso, é importante destacar que a ANEEL atualiza constantemente suas projeções de acionamento das bandeiras tarifárias, considerando assim a probabilidade do acionamento da bandeira verde para todo o ano de 2023.

Bandeira Verde

Válida para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN), a bandeira verde reflete a melhoria dos níveis de reservatórios das hidrelétricas, beneficiados com o período de chuvas.

A oferta abundante de recursos de origem hidráulica tem proporcionado condições favoráveis para a produção de energia no país. O nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.

O mecanismo das bandeiras tarifárias, criado em 2015, tem o objetivo de propiciar transparência ao custo real da energia. A Sinalização é a mesma desde 2015.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de fevereiro de 2024