Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

photovoltaics solar panels and wind turbines generating electricity alternative energy from nature  Ecology concept.

Agentes se unem em prol de meta global de renováveis até 2030

Autor:
Canal Energia

Irena, GRA, Presidência da COP28 e UE almejam triplicar capacidade total para 11 TW de modo a acelerar expansão renovável no mundo

Em reunião realizada na 14ª Reunião Ministerial de Energia Limpa no fim de semana, líderes mundiais em energia renovável, como a Agência Internacional de Energia Renovável e a Aliança Global de Energia Renovável (GRA) se uniram à presidência da COP28 e à Comissão Europeia para implementar uma meta global de energia renovável até 2030 para triplicar a capacidade total para 11 TW. O valor ajudaria a acelerar a rápida implantação de energia renovável em todo o mundo.

A reunião foi organizada pela Irena, o Conselho Solar Global e o Conselho Global de Energia Eólica (GWEC) em um cenário de temperaturas recorde diárias, desastres climáticos induzidos pelo clima e desafios de segurança – a urgência de ação é clara. Há convergência que os principais representantes de governos e indústrias em todo o mundo se envolveriam em diálogos construtivos e identificariam estratégias acionáveis para implementar uma meta global de energias renováveis no caminho para a COP 28.

Segundo Sultão Al Jaber, Presidente Designado da COP28, a reunião na conferência deve ser como uma comunidade global mais comprometida do que nunca na luta contra as mudanças climáticas. Ele quer aproveitar a oportunidade para aumentar as ambições globais sobre as principais soluções climáticas. Segundo Al Jaber, a energia renovável é uma dessas soluções, justificando o pedido a todos os países que se comprometam a apoiar a triplicação global da capacidade renovável, bem como a duplicação do progresso da eficiência energética até 2030.

De acordo com o diretor-geral da Irena, Francesco La Camera, embora cada país deva adaptar sua própria abordagem, a meta global ressalta a escala e a velocidade necessárias para a transição energética, destacando a necessidade urgente da COP28 para abordar as barreiras estruturais existentes que impedem o progresso. Para Paula Pinho, da Comissão Europeia, a meta é a única solução para trazer o mundo de volta aos trilhos com uma trajetória de 1,5°C. Já para Bruce Douglas, CEO da Aliança Global de Energia Renovável, ainda mais importante é a implementação urgente de estruturas políticas, mecanismos financeiros, licenciamento acelerado, infraestrutura de rede e suporte à cadeia de suprimentos para permitir o crescimento sem precedentes de energia renovável.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

2 de abril de 2024