Preço horário começa a ser divulgado em fase de teste

Autor:
Canal Energia

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) começou a divulgar, a partir de 16 de abril de 2018, o preço horário “sombra”, que consiste no cálculo e publicação diária do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) em base horária.

A operação “sombra” será utilizada, primeiramente, em caráter de teste e publicada em paralelo ao PLD semanal já existente, que permanecerá válido para efeito das liquidações financeiras do mercado de curto prazo. Sua efetiva entrada em vigor está prevista para janeiro de 2019. Os dados das simulações serão divulgados nos sites do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da CCEE. O cálculo será realizado através do modelo computacional DESSEM, desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), com base em informações previstas (ex-ante).

A mudança estrutural de precificação horária constitui em um desafio para o mercado, ao mesmo tempo que vai ao encontro da necessidade de modernização do setor elétrico, visando mais transparência, dinamismo, previsibilidade e segurança regulatória. Alguns benefícios esperados são:

• Melhor representação da curva de carga.

• Representação mais adequada da variabilidade das fontes.

• Novas oportunidades de negócio.

• Redução dos Encargos de Serviço do Sistema (ESS).

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *