Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

electricity-4666566_1920

PLD Horário tem implementação adiada para 2021

Autor:
CMU

A Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP) decidiu de forma unânime pelo adiamento da implementação do Preço da Liquidação das Diferenças (PLD) em base horária para 2021.

Esta decisão foi favorecida após a contribuição dos agentes às Consultas Públicas do Ministério de Minas e Energia nº 71/2019 e nº 74/2019. Além da data de implementação do preço horário, as consultas trataram das condições necessárias à sua entrada, das atividades prioritárias, de questões técnicas de parametrizações do modelo para uma melhor previsibilidade, bem como de outras questões regulatórias.

Apesar do CPAMP considerar como aptas as adequações implementadas no DESSEM, modelo de programação diária da operação hidrotérmica, levou-se em consideração o posicionamento dos agentes sobre a necessidade de ampliar o nível de conhecimento do sistema por um período de tempo maior.

Assim, ficou definida a utilização do modelo DESSEM na programação da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) feita pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), a partir do ano que vem, e adiada para 2021 a implementação pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), para fins de contabilização e liquidação. Desta forma, os agentes do setor poderão fazer uma transição mais segura entre a questão técnica e a comercial, utilizando este tempo para se ajustarem à nova sistemática proposta.

Segundo o ONS, os próximos passos envolvem a abertura de uma audiência pública para a homologação do modelo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A CCEE, por sua vez, continuará disponibilizando diariamente o PLD horário resultante da “operação sombra”, plataforma de testes disponibilizada desde abril de 2018, para utilização dos agentes.

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *