PLD horário é adiado para 2020

Autor:
A implementação do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) em base horária foi adiada de janeiro de 2019 para janeiro de 2020.
A decisão foi tomada com base no entendimento do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) de que o cronograma atual não permite realizar todos os aprimoramentos no modelo computacional DESSEM necessários para melhor representar alguns aspectos da realidade operativa. A postergação foi oficializada pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico (CPAMP).
É importante destacar que a divulgação do PLD horário simulado (“PLD Sombra”), iniciada pela CCEE em abril/2018, continuará fazendo parte do processo de testes do PLD horário e será mantida até outubro/2018.
Embora os órgãos setoriais considerem que a precificação horária trará mais eficiência ao setor elétrico, alguns agentes, como os geradores de fontes renováveis, a identificam como um fator de risco, pelo fato de seu perfil diário de geração apresentar grandes variações. Além disso, aspectos como os impactos no cálculo do GSF (Generation Scaling Factor) e no sistema de bandeiras tarifárias deverão ser melhor avaliados.

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *