Consumo de energia elétrica apresenta comportamento anormal durante a Copa do Mundo

Autor:
Os hábitos dos brasileiros em dias de jogos da Seleção na Copa do Mundo FIFA 2018 impactaram drasticamente o uso da energia elétrica no país. Os níveis de consumo reduziram de forma brusca antes e durante as partidas, tendo um pico durante o intervalo e voltando rapidamente ao patamar normal após o término de cada jogo.
Esse comportamento anormal do consumo já era esperado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o sistema estava preparado para suportar tais oscilações, comuns em eventos dessa natureza. Para garantir que não houvesse nenhuma falha no suprimento, foi elaborado um plano especial de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante a Copa do Mundo FIFA 2018.
Bem-sucedido, o plano de operação especial impediu que o baixo consumo durante as partidas ocasionasse desligamento de unidades geradoras, garantindo mais rapidamente a retomada da geração ao final do primeiro e do segundo tempo dos jogos. Outra medida preventiva adotada pelo Operador foi a interrupção do fluxo de exportação e importação de energia para o Uruguai e para a Argentina, com o objetivo de deixar as usinas térmicas disponíveis para demandas extraordinárias durante os jogos da Copa. 
Para acessar os boletins do ONS relativos à operação do sistema durante a Copa do Mundo FIFA 2018, clique aqui.

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *