Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

IMAGEM 1

ONS participa de encontro anual do GO15, grupo que reúne os maiores operadores do setor elétrico

Autor:
ONS

Evento reuniu cerca de 45 profissionais de diferentes países para debater sobre os desafios e perspectivas do futuro da energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) participou, em outubro, do segundo encontro anual presencial promovido pelo GO15, o grupo que reúne os operadores dos maiores sistemas elétricos do mundo. O encontro foi denominado Reliable and Sustainable Power Grids e ocorreu em Boston, nos Estados Unidos, tendo como anfitrião o operador americano Midcontinent Independent System Operator (MISO). A iniciativa teve a participação de 45 profissionais do setor elétrico de diferentes países. O ONS foi representado pelo diretor-geral, Luiz Carlos Ciocchi, que é o representante no Steering Board, e pela gerente executiva de Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, Carolina Garcia Medeiros, que é membro do Governing Board e do time de Comunicação do GO15.

Na ocasião, Luiz Carlos Ciocchi fez uma apresentação sobre a ocorrência de 15 de agosto, detalhando o caso, as providências já tomadas e os próximos passos. O encontro também proporcionou discussões sobre os desafios globais do setor de energia, como a expansão de fontes de caráter intermitente, e as perspectivas futuras das redes elétricas. Além disso, a transição energética e o armazenamento em baterias de longa duração dominaram o debate.

A programação incluiu ainda palestras da consultoria McKinsey sobre os desafios futuros do setor de energia elétrica e uma visita ao MIT – Massachusetts Institute of Technology, onde ocorreram diversos debates sobre os temas em questão e que são objeto de estudo do instituto americano. Os membros do GO15 também puderam visitar a fábrica da Form Energy, onde estão sendo desenvolvidas baterias de longa duração para armazenamento de energia. O intercâmbio de experiências internacionais reafirma o compromisso do Operador com o aperfeiçoamento constante dos processos e o olhar para o futuro.

​”O GO15 reúne operadores de grandes e complexos sistemas elétricos, como é o caso do ONS. Neste ambiente, podemos trocar experiências e conhecer quais são as estratégias mais bem-sucedidas na operação de um setor que está em transformação acelerada. Participamos de palestras sobre transição energética, visitamos uma conceituada universidade e uma empresa que está investindo no desenvolvimento de tecnologia para armazenamento de energia de longa duração. Todos estes eventos nos trazem insights para aperfeiçoarmos constantemente as práticas implementadas no Brasil”, resumiu Ciocchi.​

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de junho de 2024