solar-panel-1393880_1280

Norte de Minas receberá um dos maiores parques de energia solar do mundo

Autor:
Rádio Itatiaia

Será instalado em Janaúba, no Norte de Minas, o maior complexo solar das Américas. O empreendimento também será considerado um dos maiores do mundo e deve começar a ser construído ainda neste ano, com previsão de término até 2023. Inicialmente, devem ser gerados 600 postos de emprego diretos, e o investimento é de R$ 3 bilhões.

A produção de energia deve ser suficiente para abastecer 1,2 milhão de residências. O contrato entre a Solatio, desenvolvedora de projetos Solares, e a Brookfield Energia Renovável acaba de ser firmado, segundo Walter Fróes, que é consultor da Solatio e presidente da CMU, empresa parceira.

“É um mega parque, com uma capacidade instalada da ordem de 1200 megawatts. Isso é energia para abastecer 1,2 milhão de residências, aproximadamente. A construção deverá ser iniciada no segundo semestre deste ano e a energia começará a ser entregue no segundo semestre de 2022, completando toda a potência da usina no primeiro semestre 2023”, explica.

“Ela será injetada na rede básica. Claro que uma condição que você consiga construir um parque desses é que tenha disponibilidade para injetar energia no local”, detalha.

“Eu gostaria de abordar ainda que a Solatio está fazendo investimento em geração distribuída, que é outra modalidade, em que pretendemos entregar energia com desconto da ordem de 15% para residências e também para pequenos comércios, clínicas, consultórios, etc. Esse trabalho já começou. A partir de julho começaremos a abrir nossos plantas e, dentro de 12 meses, teremos um total de 60, 70 plantas prontas coisa objetivo. Isso significaria um investimento de mais R$ 1 bilhão em Minas”, completa.

Ouça o  áudio do Jornal da Itatiaia abaixo:

LINK PARA A MATÉRIA

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *