Leilão A-5 contrata cerca de 1600 MW médios

Autor:

Foi realizado nesta sexta-feira, 13 de dezembro, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o 18º leilão de energia nova A-5 (leilão de novos projetos com início de geração 5 anos após a realização do certame). Foram negociados cerca de 1.600 MW médios, todos provenientes de fontes renováveis, ao preço médio de 109,93 R$ /MWh. Veja abaixo os resultados do leilão por tipo de usina:

Os grandes destaques desse leilão ficaram por conta dos empreendimentos eólicos, que ao longo do ano negociaram 4.700 MW de capacidade instalada, e da volta das PCHs, que estavam em baixa no setor e jamais haviam viabilizado tantos projetos em um único certame. De geração térmica, apenas cinco usinas a biomassa conseguiram vender energia, sendo quatro de bagaço de cana e uma a cavaco de madeira.

Além dos projetos viabilizados nos dois leilões A-5 deste ano, em 2018 teremos também o início da operação da usina nuclear Angra 3 e de várias turbinas da hidrelétrica de Belo Monte. Esse acréscimo de geração levará o país ao maior nível de expansão energética de sua história.

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *