Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

foto

CCEE projeta PLD médio para 2023 no mínimo em quatro dos cinco cenários considerados

Autor:
CCEE

Expectativa reflete cenário de afluências favoráveis, elevados níveis de armazenamento e expectativa de desaceleração da carga

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE projeta que o Preço de Liquidação das Diferenças para 2023 ficará próximo do seu valor mínimo. As estimativas divulgadas no último Encontro do PLD para a média do ano em cada um dos submercados pode ser observada abaixo, considerando cinco possíveis cenários climatológicos**:

A expectativa reflete um cenário de afluências favoráveis com valores próximos as médias históricas, aliada aos elevados níveis de armazenamento nos principais reservatórios do país e uma menor expectativa de crescimento da carga.

O PLD é uma variável que depende de fatores de difícil controle e antecipação (predição), como é o caso das precipitações (chuva) e crescimento da carga, entre outros. A projeção da CCEE leva em conta os últimos dados disponíveis no momento, porém as hipóteses utilizadas como base para os cálculos podem sofrer alterações a qualquer momento, o que impacta o resultado final da expectativa de preço. 

A organização tem por prática atualizar os dados e disponibilizar os novos resultados duas vezes por mês. Acesse as projeções nas apresentações do Encontro do PLD ou no boletim diário InformaCCEE, ambos disponibilizados no portal, em:

https://www.ccee.org.br/en/dados-e-analises/dados-pld

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

25 de abril de 2024