Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

energia-eletrica-eletricidade-1-848x477-2

ONS adotará medidas especiais para operação

Autor:
Pedro Aurélio Teixeira / Canal Energia

Esquema é similar ao de grandes eventos e veio depois da derrubada de torres de LTs

O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou que está adotando medidas que costumam ser aplicadas em eventos especiais como eleições, Copa do Mundo e Olimpíadas. A decisão veio após a instalação de um Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro, criado para manter a segurança do Sistema Interligado Nacional.

O gabinete foi criado depois de ocorrências registradas em linhas de transmissão em diferentes localidades que ocorreram entre a noite de domingo e a madrugada da última segunda-feira. Horas antes, grupos bolsonaristas atacaram as sedes dos poderes Executivos, Legislativo e Judiciário em Brasília (DF).

Foram registradas quedas de torres no bipolo 2 do Linhão de Itaipu, de Furnas, no polo 3 do bipolo 2 do Complexo do Madeira, da Evoltz e na LT 230 kV Samuel/ Ariquemes C3, da Eletronorte. As transmissoras ainda não revelaram a causa das ocorrências, que não chegaram a trazer consequências significativas para o SIN. Mas segundo relatório da Aneel a indicação é de que houve atos de vandalismo e sabotagem, reportados pelas empresas concessionárias.

Em nota, a Eletronorte deu a previsão de conclusão dos serviços ao longo do próximo dia 11 e que estava adotando ações para o restabelecimento dos serviços  às comunidades rurais afetadas. A transmissora disse ainda que atua  no encaminhamento de informações e registro de ocorrência policial para que os órgãos competentes apurem os fatos e identifiquem os responsáveis.

Contudo, de acordo com o ONS, ainda trabalha com outra hipótese. A época do ano é de condições climáticas severas, o que pode normalizar o incidente, apontou o operador em nota enviada à Agência CanalEnergia, e afirma que segue acompanhando a operação, reiterando que não houve impactos no suprimento para a sociedade, e que permanece verificando todas as ocorrências.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de junho de 2024