Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

imagem

CCEE e Dcide firmam parceria e divulgarão curva de preços futura para o monitoramento prudencial

Autor:
CCEE

Memorando de Entendimentos assinado pelas organizações visa ampliar a transparência dos futuros processos de monitoramento do mercado

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e a Dcide firmaram uma parceria que irá ampliar a circulação de informações estratégicas no mercado e fortalecer a segurança das operações. As organizações assinaram um Memorando de Entendimentos que permite a divulgação para todos os agentes das curvas de preços futuros de energia calculadas pela empresa para o mês atual e os seis meses de suprimento futuros, também chamadas de curvas forward, que são usadas hoje no âmbito das boas práticas de marcação-ao-mercado e gestão de riscos. Assim, após implementação da nova abordagem de monitoramento prudencial no setor, os associados terão acesso contínuo aos dados, que servirão como parâmetro para a apuração do nível de alavancagem das empresas que comercializam energia no Brasil.

“Nossa colaboração com a Dcide tem o propósito maior de trazer transparência para os procedimentos que propusemos para expandir a segurança financeira e operacional do setor elétrico. Queremos garantir que qualquer interessado possa reproduzir os cálculos de risco que serão realizados pela CCEE no futuro, porque só será possível avançarmos nessa pauta com a participação direta do mercado”, explica Eduardo Rossi, conselheiro da Câmara.

Patrick Hansen, Diretor Geral da DCIDE, afirma que a empresa “tem atuado junto ao mercado desde seu início e o Pool de preços que gerenciamos tem sido um caso de imenso sucesso de como iniciativas colaborativas de mercado podem ser muito bem-vindas para robustecer o setor. Como reconhecemos que o amadurecimento do setor caminha muito próximo das boas práticas em gestão de risco ficamos felizes em contribuir com essa pequena parte de nossas informações de preços porque boas diretrizes de comercialização melhoram o ambiente como um todo tornando-o ainda mais sustentável e vigoroso.”.

A curva forward para o mês atual e para os próximos seis meses de suprimento ficará disponível para quem ingressar no novo sistema de monitoramento da CCEE, assim que for lançado. A plataforma será utilizada para calcular os níveis de alavancagem presentes no setor e possibilitar uma visão antecipada de riscos e eventuais ações de mitigação.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de junho de 2024