Bandeira tarifária vermelha no patamar 2 é acionada para o mês de outubro

Autor:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou no dia 29/09 a vigência da bandeira tarifária vermelha, patamar 2, para o mês de outubro. Dessa forma, os consumidores cativos terão custo adicional de R$ 3,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Esta é a primeira vez que o nível mais alto é acionado desde que a bandeira vermelha passou a ter dois patamares, em janeiro de 2016.
Com a chuva abaixo da média histórica, a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes, sendo necessário o acionamento de fontes mais caras para gerar energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação, a UTE Sepé Tiaraju (RS), é de 698,14 R$/MWh.
Embora não haja risco imediato de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao combate ao desperdício. A ANEEL determinou que as concessionárias de distribuição de energia elétrica realizem, no mês de novembro de 2017, uma campanha para estimular o consumidor a usar a energia elétrica de forma consciente.

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *