Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

foto 2

Solar passa gás natural e biomassa e se torna a 3ª fonte na matriz

Autor:
Canal Energia

Levantamento da Absolar aponta 16,4 GW em pequenos projetos de autogeração e em usinas de grande porte no país

A potência instalada de energia solar em operação no Brasil acaba de ultrapassar a capacidade das termelétricas de gás natural e a biomassa, tornando-se a terceira maior fonte da matriz elétrica nacional, informa o último levantamento da Absolar. O mapeamento mostra os painéis fotovoltaicos com 16,3 GW, atrás apenas das hidrelétricas e parques eólicos, que aparecem com 109,5 GW e 21,9 GW respectivamente.

Em seguida aparecem as gerações das UTEs movidas a gás, 16,3 GW, mesmo volume aferido para a biomassa. De acordo com a entidade, a tecnologia FV já trouxe ao país mais de R$ 86,2 bilhões em investimentos desde 2012, sendo R$ 22,8 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e mais de 479,8 mil empregos acumulados.

“A fonte ajuda a diversificar o suprimento de energia, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, comentou o diretor da Absolar, Carlos Dornellas. Ele também citou que as UFVs centralizadas geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as térmicas emergenciais ou ainda a importação de energia vinda de países vizinhos, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

3 de julho de 2024