PMO do próximo mês mostra perspectiva de níveis em 69% no Nordeste, 74% no Norte e 92% no Sul
Os reservatórios do Sudeste-Centro/Oeste do país devem terminar setembro com 73,9% de energia armazenada, segundo projeções da Programação Mensal da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico, divulgada nessa sexta-feira, 25 de agosto. Para o Nordeste a perspectiva é de níveis em 68,9%, enquanto Norte e Sul aparecem com 74,1% e 92% da capacidade.
Para a semana operativa que vai até 1º de setembro é esperada a ascensão nas afluências do subsistema Norte, recessão no SE/CO e Sul e estabilidade no NE. Nordeste, com chuvas acima da média histórica apenas para a região Sul. Quanto a Energia Natural Afluente, as projeções apontam a caixa d’água do país com 85% da Média de Longo Termo, enquanto Nordeste, Norte e Sul constam no relatório com 72%, 62% e 121% da MLT.
O despacho térmico deve totalizar 4.937 MW médios no período, com mais da metade vindo do SE/CO. A próxima semana operativa também tem declaração da oferta de importação de energia do Uruguai pelo BTG Pactual, de 500 MW. Enquanto isso, o Custo Marginal de Operação (CMO) segue zerado.
Comentários