Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

foto

Mercado livre de energia cresce 20% nos últimos 12 meses, diz Abraceel

Autor:
Jade Stoppa Pires / MegaWhat

O mercado livre de energia somou 28.156 unidades consumidoras em junho deste ano, o que representa um aumento de 20% na soma dos últimos 12 meses. Os dados são do boletim mensal da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abreceel).

No período, o mercado livre de energia brasileiro representou 36% de toda a energia consumida no país, um aumento de 6,8% nos últimos 12 meses. De acordo com a associação, a expectativa A perspectiva é dobrar a participação do ambiente de livre contratação no atendimento elétrico nacional.

“Nossos estudos mostram que o mercado livre de energia será responsável por 70% da demanda de energia elétrica brasileira, com uma taxa de migração de consumidores do mercado regulado para o livre de 25% ao ano, em quatro anos, assim que o acesso estiver universalizado”, explica Rodrigo Ferreira, presidente-executivo da Abraceel.

Segundo o levantamento, cerca de 4.689 unidades consumidoras migraram para o ambiente de contratação livre (ACL) no período, gerando uma economia média de 53% para esses consumidores com o custo da energia. Do total de 10.218 consumidores livres, 88% enquadrados como consumidores especiais. Nesse sentido, usinas a biomassa (73%), pequenas centrais hidrelétricas (58%) e plantas solares centralizadas (96%) representaram as maiores taxas de produção no mercado livre.

“Migramos 42 unidades por dia nos últimos 12 meses e esse ritmo fica cada vez maior com o ingresso de cargas menores no mercado livre”, completa o presidente-executivo da Abraceel.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

2 de abril de 2024