CMSE mantém acionadas usinas termelétricas durante o mês de setembro

Autor:
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mantém acionada a geração fora de ordem de mérito de usinas termelétricas com Custo Variável Unitário (CVU) até R$ 766,28/MWh, desde o início do mês de setembro. A autorização dada pelo CMSE tem sido renovada semanalmente. 
A justificativa se deve à situação do reservatório equivalente do subsistema Sudeste/Centro-Oeste e dos reservatórios de usinas dos rios Grande e Paranaíba. O objetivo do CMSE é manter o nível de segurança do recurso hídrico, principal fonte de geração do Brasil e que possui menor custo, em condições favoráveis para a entrada do período úmido (a partir de novembro). 
O CMSE reiterou a garantia do suprimento de energia elétrica para 2018 e destacou que há recursos energéticos disponíveis, inclusive além dos montantes já despachados de usinas termelétricas. O comitê deverá se reunir novamente na próxima semana, em caráter extraordinário, para uma nova avaliação do cenário. 
Vale destacar que a energia gerada por decisão do CMSE, fora da ordem de mérito de custo, é paga pelos consumidores do sistema via encargo setorial.

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *