Walter Froes afirma que alterações incluídas na reforma podem distorcer o mercado e encarecer a energia

Walter Fróes – CEO da CMU
O CEO da CMU Comercializadora de Energia, Walter Froes, afirmou que a reforma do setor elétrico nas Medidas Provisórias (MP 1300 e 1304) preocupa pela quantidade de jabutis inseridos na tramitação do projeto. Froes é um dos painelistas do evento de encerramento do ciclo de energia do Itatiaia Eloos, na Arena MRV, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (24).
Entre as medidas de preocupação da reforma está o incentivo a um grupo específico de usinas termoelétricas, e a compensação do curtailment (corte de energia renovável) para os grandes geradores. O temor é de que os jabutis elevem a tarifa final ao consumidor.
“Eu vejo a reforma com muita preocupação. Os famosos jabutis que foram embutidos, nos preocupa muito. Tomara que o presidente da República possa vetar os penduricalhos que vão prejudicar muito o mercado”, disse Froes.
Eloos Energia
Segundo Walter Froes, o Eloos é uma oportunidade de levar ao consumidor informações importantes sobre o mercado livre de energia, e a geração distribuída. “O evento é muito importante porque ninguém vive sem energia elétrica. Todo mundo precisa dela e tem um grande desconhecimento sobre isso”, disse.
“O mercado livre, por exemplo, 40% da energia gerada é consumida no mercado livre por 80 mil consumidores. A geração distribuída também é muito relevante. Ela já permite levar energia para 5 milhões de pessoas de baixa renda. O ticket médio das cotas é de R$ 200. É muito relevante levar essa economia”, completou.
Projeto Ellos
O evento de encerramento do segundo ciclo Itatiaia Eloos é realizado nesta segunda-feira (24), na Arena MRV, no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte. Painéis e palestras discutem temas do setor elétrico.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, também se presentou durante o evento.
Os painéis contam com a participação de importantes nomes de empresas do setor. O primeiro contou com tema “Regulação e Futura dos Investimentos no Setor Elétrico”; o segundo abordará “Redes do Futuro: Inteligência Tecnológica na Transição Energética pós-COP 30″; e o terceiro discutirá “Energia, Sustentabilidade, Mobilidade”.
Ciclo Energia do Eloos: fotos do evento na Arena MRV, em Belo Horizonte

Magda Chambriard, presidente da Petrobras, durante Ciclo Energia, do Eloos, na Arena MRV, em Belo Horizonte
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, também participou do evento
e falou durante uma palestra sobre o tema “Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – Precedentes Judiciais”.