Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

FOTO

CCEE apresenta novo portal para coleta de dados

Autor:
Canal Energia

Plataforma busca ampliar transparência do setor elétrico brasileiro, trazendo possibilidade de integração via APIs para automatização e disponibilidade de informações públicas

Visando ampliar a transparência das informações públicas, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançou o portal Dados Abertos, uma iniciativa que coloca à disposição da sociedade uma série de dados compilados sobre o cenário da comercialização de energia, com uma visão importante sobre tendências e resultados desde 2013. Para a entidade o portal chega como ferramenta importante para orientar empresas, investidores, especialistas, estudantes e jornalistas que buscam frequentemente por boletins da CCEE.

Com a adoção de uma nova governança de dados, a Câmara de Comercialização tornou o processo de extração do conteúdo mais automatizado, ágil e fácil de ser acessado e analisado por todos os públicos. Os usuários poderão filtrar os temas de forma mais objetiva, podendo consultar os valores disponibilizados em conjuntos de dados, também conhecidos como Datasets. Esses conjuntos são catalogados e agrupados em contextos de negócio específicos, contendo descrições e dicionários com explicações sobre o conteúdo.

Para aqueles mais assíduos e que utilizam os dados para fomentar seu negócio, o novo site possui a utilização de Application Programming Interface, conhecidas como APIs, as quais possibilitam que as partes interessadas automatizem a coleta dos dados com as suas próprias soluções tecnológicas. A concepção seguiu o modelo de portais de transparência oferecidos por governos e instituições nacionais e internacionais.

“O futuro do mercado de energia elétrica está na integração de sistemas para obtenção e análise de dados. Estamos promovendo uma transformação digital na disponibilização dos dados, revendo seu processo e estrutura tecnológica para atender às necessidades atuais e dos próximos anos”, comenta o conselheiro da CCEE, Marco Delgado.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

25 de abril de 2024