Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

photovoltaics solar panels and wind turbines generating electricity alternative energy from nature  Ecology concept.

Wood Mackenzie: mercado global de armazenamento atingirá 500 GW até 2031

Autor:
Canal Energia

Relatório mostra que Europa passará por estagnação, mas Estados e China continuarão a sinalizar crescimento

O relatório Global Energy Storage Outlook da Wood Mackenzie aponta que o mercado global de armazenamento de energia deve atingir 500 GW em 2031. Dados do relatório mostram que a demanda da Europa fica para trás à medida que o mercado em escala de rede da região luta para se estabilizar, com apenas 159 GWh previstos para a região até 2031, em comparação com 422 GWh para a China e 600 GWh para os Estados Unidos.

Segundo o Diretor Global de Armazenamento de Energia da Wood Mackenzie, Dan Shreve, o crescimento na Europa está estagnado, uma vez que as barreiras regulatórias falham em melhorar a economia dos projetos de armazenamento. Para ele, o acesso limitado aos mercados de energia e a falta de oportunidades de empilhamento de receita, combinados com a falta de leilões de mercado de capacidade, reduziram o investimento em ativos de armazenamento em escala de rede na Europa.

Mesmo com o cenário não amigável, o mercado de armazenamento de energia da Alemanha continua a crescer e deve se tornar o terceiro maior mercado de armazenamento de energia até 2030, depois dos EUA e da China. Com 32 GWh previstos para o país, 61% do segmento residencial. O plano REPowerEU da União Europeia impulsionará ainda mais o mercado de armazenamento de energia da UE, à medida que pressiona por mais fornecimento de energia renovável nos países da UE. A Europa já viu um aumento de 12 GWh desde o lançamento do plano em maio de 2022, que estabeleceu uma meta de 600 GW para o mercado solar e prometeu facilitar o licenciamento para sistemas de armazenamento e fotovoltaicos.

Os EUA continuam liderando o mercado de armazenamento de energia, com instalações médias anuais de 54 GWh até 2031, 83% desse volume sendo em escala de rede. No entanto, as perspectivas da WoodMac nos EUA mostram rebaixamentos de demanda de 2022 e 2023 de 34% e 27%, respectivamente. A queda se dá por interrupções na escala de rede e segmentos distribuídos de um processo tarifário antidumping e direitos compensatórios do segundo trimestre deste ano.

As últimas perspectivas da Wood Mackenzie também destacam o domínio contínuo da China no mercado da Ásia-Pacífico, com mais de 400 GWh de demanda prevista até 2031. Segundo Shreve, O valor foi impulsionado pelo décimo quarto plano de implementação de desenvolvimento de armazenamento de energia de cinco anos da China, que reiterou a importância central do armazenamento nos planos de descarbonização.

O plano propõe que até 2025 o armazenamento de energia entrará no estágio de desenvolvimento em larga escala, com os custos do sistema caindo mais de 30% por meio de um melhor desempenho da tecnologia. Desde que o plano foi lançado, já foram anunciadas metas cumulativas de implantação de armazenamento de energia para 2025 que somam cerca de 40 GW.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

27 de março de 2024