Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

foto 1

Reservatórios devem encerrar Fevereiro com níveis de energia armazenada superiores a 70%

Autor:
ONS

Projeções de afluências estão acima de 100% da MLT em três subsistemas pela quinta semana

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente ao período de 4 a 10 de fevereiro, apresenta projeções de que os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN) podem encerrar o mês de fevereiro com Energia Armazenada (EAR) em patamares superiores a 70%. É a segunda semana consecutiva na qual o Operador aponta esta perspectiva. Para o Sudeste/Centro-Oeste, a estimativa de EAR é de 76,2% ao final do mês. Se este patamar se confirmar, será o maior percentual para fevereiro desde 2012 (80,1%). Para o Nordeste, a indicação é de EAR de 83,2%. Os subsistemas Norte e Sul devem atingir, em 28 de fevereiro, 71,7% e 86,3%, respectivamente.

Pela quinta semana consecutiva, os cenários prospectivos para a Energia Natural Afluente (ENA) estão iguais ou superiores a 100% da Média de Longo Termo (MLT) em três subsistemas. O Norte é a região com a projeção mais elevada com 124%, seguida pelo Sudeste/Centro-Oeste, cuja perspectiva é de 105% da MLT, e pelo Nordeste, com 100% da MLT. O subsistema Sul é o único que tem ENA estimada abaixo da média: 67% da MLT. Os dados indicam um regime de chuvas compatível com o período úmido.

As estimativas para a carga indicam redução no SIN e em dois subsistemas. Para o SIN, a desaceleração é estimada em 0,2% (74.217 MWmed). Os submercados com perspectiva de queda são o Sudeste/Centro-Oeste, com 2,5% (41.787 MW med), e o Nordeste, com 1,2% (11.685 MW med). A região Norte mantém o comportamento que vem sendo registrado há meses e tem projeção de avanço na carga: 9,2% (6.422 MW med). Por fim, para a região Sul o cenário também é de crescimento, com 4,1% (14.323 MW med). Todos os dados apresentados comparam o percentual estimado para o final de fevereiro de 2023 ante o mesmo período do ano passado.

Para as previsões de carga da próxima semana operativa, foram consideradas premissas como as sinalizações meteorológicas indicando manutenção de temperaturas elevadas nas capitais do Sudeste/Centro-Oeste e Sul, conforme registrado nos últimos dias.

O Custo Marginal de Operação (CMO) tem valor zerado pela sétima semana consecutiva e segue equalizado em todo o País.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

25 de abril de 2024