Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

foto 1

ONS: PROJEÇÕES PARA OS RESERVATÓRIOS AO FIM DE 2022 É SUPERIOR A 50% EM TODO O PAÍS

Autor:
ONS

Cenários estimados para a Energia Natural Afluente (ENA) seguem indicando volumes acima de 80% Média de Longo Termo (MLT) em todos os subsistemas

As projeções para a Energia Armazenada (EAR) indicadas na revisão semanal do boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), indicam um cenário positivo, no qual os reservatórios de todos os subsistemas devem encerrar o mês com patamares superiores a 50%. Para o Sudeste/Centro-Oeste, a estimativa é de EAR em 51,2% em 31 de dezembro, nível estável em relação ao dado divulgado na semana anterior (52,1%) e ainda o percentual mais elevado para dezembro desde 2011, quando a EAR do SE/CO foi de 60,6%. A região Sul deve atingir EAR de 81,2% no fim do mês. Para o Nordeste e o Norte, as estimativas são de 63,8% e 62,2%, respectivamente. Os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) referente à semana de 3 a 9 de dezembro.

As projeções da Energia Natural Afluente (ENA) seguem acima de 80% da Média de Longo Termo (MLT) nas quatro regiões, conforme registrado na semana anterior. O destaque é novamente o subsistema Norte, cuja perspectiva é encerrar o mês corrente com ENA em 190% da MLT. As demais regiões apresentam cenários similares para a ENA: o Sudeste/Centro-Oeste e o Sul com projeção de 88% da MLT e o Nordeste com 89% da MLT.

Os cenários prospectivos para a carga são de crescimento de 0,6% (70.899 MWmed) no Sistema Interligado Nacional (SIN) para dezembro de 2022. Na análise por subsistema, observa-se que o Sudeste/Centro-Oeste e o Norte apresentam perspectiva de aumento na carga: 1,0% (40.570 MWmed) e 9,5% (6.588 MWmed), respectivamente. As razões para isso estão ligadas à manutenção das temperaturas elevadas nas principais cidades da região Central e Sudeste e à retomada gradual das atividades de consumidor livre no Norte do país, conforme já vem sendo registrado nos últimos meses. O Sul e o Nordeste com projeção de retração em ambos, o primeiro com 2,8% (12.271 MWmed) e o segundo com 1,8% (11.470 MWmed). Todos os cenários apresentados comparam dezembro de 2022 ante o mesmo período do ano passado.

O Custo Marginal de Operação (CMO) está com o mesmo valor para os quatro submercados e estimado em R$ 0,03, queda de 57,1% ante o valor registrado na semana passada (R$ 0,07).

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

25 de abril de 2024