Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

Belo-Monte

ONS: PROJEÇÕES DE ENERGIA ARMAZENADA SEGUEM ACIMA DE 80% EM TODAS AS REGIÕES

Autor:
ONS

Sudeste/Centro-Oeste tem perspectiva de atingir Energia Natural Afluente de 89%

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), da semana operativa entre os dias 03 e 09 de junho, mantém a estimativa de que os reservatórios de todos os subsistemas encerrem o mês de junho em percentuais acima de 80%, uma indicação de estabilidade para a Energia Armazenada (EAR). As previsões de patamares mais elevados são para o Norte (99,8%) e para o Sul (88,1%). Para o Sudeste/Centro-Oeste, o nível de água nos reservatórios pode chegar a 86,3% e, se confirmada, será o percentual mais elevado para a região no mês desde o início da série histórica, em 2000. A EAR estimada para o Nordeste é de 84,7%. Todos os índices mencionados são referências para o último dia de junho.

A Energia Natural Afluente (ENA) mais elevada deve ser registrada no Sudeste/Centro-Oeste, com 89% da Média de Longo Termo (MLT), seguido pelo subsistema Norte, com 87% da MLT. Para as demais regiões, as projeções de ENA estão em 61% da MLT, para o Sul, e 48% da MLT para o Nordeste. As previsões são compatíveis com padrão esperado para o período tipicamente seco.

Os cenários prospectivos para a carga mantiveram um padrão de expansão. Para o Sistema Interligado Nacional (SIN), a aceleração pode ser de 3,5% (70.849 MWmed). O Norte segue apresentando a possibilidade de maior crescimento, 16,4% (7.245 MWmed), padrão justificado pela retomada gradual das atividades de dois consumidores livres. Para as demais regiões, o avanço deve ser no Nordeste, com 5,3% (11.549 MWmed), e Sudeste/Centro-Oeste, com 2,2% (39.818 MWmed). O único submercado com comportamento oposto é o Sul, cuja perspectiva para a carga é de redução de 0,4% (12.237 MWmed). Os dados apresentados comparam as estimativas para o mês de junho de 2023, ante o mesmo período do ano passado.

O Custo Marginal de Operação (CMO) se mantém zerado em todos os subsistemas pela vigésima quarta semana consecutiva, padrão iniciado no final de dezembro de 2022. Ao longo de todos os primeiros cinco meses de 2023, o CMO esteve com valor zero.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de junho de 2024