energia-luz-tristan-stephenson-pixabay

ONS: CARGA DE ENERGIA CRESCE 1,9% EM MARÇO NO COMPARATIVO ANUAL

Autor:
ONS

Subsistema Sudeste/Centro-Oeste registra variação positiva de 4,1%, se considerando março de 2021

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a carga de energia, em março, expandiu 1,9%, na comparação com igual mês de 2021, segundo seu boletim mensal. O Sistema Interligado Nacional (SIN) chegou a 74.116 MW médios. Em relação ao mês de fevereiro deste ano, foi observada variação positiva de 0,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou alta de 3,3% no comparativo do mesmo período.

A carga do SIN tem sido diretamente impactada pela desaceleração de segmentos da economia nos primeiros meses de 2022. Porém, com o aumento da atividade proporcionada pela melhoria da epidemia de covid no país, o setor de serviços registrou crescimento, o que favoreceu o resultado.

O boletim mensal apontou também um incremento de 4,1%, em relação a igual mês do ano anterior no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, com 44.242 MW médios. Temperaturas elevadas, ocorridas ao longo de março, provocaram uma maior utilização dos equipamentos de refrigeração. Além disso, houve o registro do setor de manufatura, além da capacidade instalada da indústria e na contratação de insumos.

A região Sul computou ligeira redução de 0,9% no comparativo com março de 2021, e volumes em 12.894 MW médios, enquanto o Nordeste teve recuo de 0,8% e 11.309 MW médios. Já o Norte, apresentou o maior decréscimo entre os subsistemas com 2,9% e 5.671 MW médios, devido aos efeitos de uma redução parcial de um contrato de um consumidor do mercado livre de energia da região.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *