Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

images

Hidrelétrica Serra da Mesa bate recorde e atinge 78,88% do volume útil do reservatório

Autor:
MME

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram o volume útil do reservatório da última semana, reforçando a importância dessa UHE para o Sistema Interligado Nacional.

As fortes chuvas que ocorreram neste primeiro trimestre de 2023 elevaram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país, chegando a patamares acima da média dos últimos anos. Neste cenário, destaca-se o caso da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, localizada no Rio Tocantins, no Município de Minaçu (GO), que esta semana atingiu 78,88% do volume útil do reservatório. A informação parte do monitoramento de dados dos reservatórios disponibilizados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O volume útil alcançado esta semana foi o maior atingido pela usina, desde 1998, quando entrou em operação. “Alcançar esta marca histórica na operação do reservatório Serra da Mesa remete a atual boa disponibilidade energética, suficiente para sustentar o crescimento econômico do país, refletindo o compromisso do Ministério com a gestão eficiente dos reservatórios brasileiros de forma a garantir a segurança hídrica para usos múltiplos da água e geração de energia limpa e modicidade tarifária aos brasileiros”, destacou o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“Além do resultado obtido com boas chuvas, destacamos também iniciativas adotadas nas estratégias de planejamento operacional visando a recuperação dos reservatórios brasileiros, os quais apresentam níveis de armazenamento neste primeiro trimestre, bastante superiores aos observados na média de anos anteriores”, completou o secretário de Energia Elétrica do MME, Gentil Nogueira.

O reservatório de Serra da Mesa é considerado o maior do País em termos de capacidade de armazenamento do setor elétrico brasileiro, com cerca de 54,4 bilhões de metros cúbicos de água. Esta usina Hidrelétrica tem capacidade instalada de geração de 1.275Megawatts (MW), segundo dados de Furnas. O volume de água armazenada em Serra da Mesa, proporciona, ainda, garantia de geração de energia nas usinas localizadas a jusante, em particular a Usina Hidrelétrica de Tucuruí no Pará.

Armazenamento no SIN

A recuperação gradual dos níveis de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas brasileiras é uma estratégia primordial do Governo Federal, com objetivo de garantir a gestão dos usos múltiplos das águas. “Os resultados são benefícios à sociedade, em termos de segurança energética e hídrica, fomentando o desenvolvimento socioeconômico brasileiro e a geração de emprego e renda.

O atual estágio das condições de suprimento eletroenergético, observado nesta última semana de março, demonstra também uma evolução positiva no armazenamento nos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), que alcançou nível de 87,67% no último dia 28, segundo informações do ONS.

No caso, foi registrado, para os subsistemas, os patamares de 82,6% no Sudeste/Centro-Oeste, 83,3% no Sul, 91,5% no Nordeste e 97,7% no Norte, o que contribuirá para o cumprimento dos objetivos de segurança do atendimento e modicidade tarifária nos próximos meses.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de fevereiro de 2024