Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

FOTO 2

Expansão de geração de energia chega a 8,4 GW em 2023

Autor:
MME

Fontes limpas e renováveis representaram 90,4% do crescimento na capacidade instalada

O Brasil expandiu em 8,4 gigawatts (GW) a capacidade instalada de energia elétrica em 2023. O adicional é suficiente para abastecer mais de 4 milhões de residências. As usinas eólicas e solares representaram 90,4% do crescimento, reforçando o país como protagonista na transição energética.

No ranking de estados com maior participação na expansão, destacam-se o Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Bahia. O crescimento deste ano vem, principalmente, de fontes eólica e solar. As usinas fotovoltaicas e eólicas somaram juntas 7,6 GW de expansão.

Em capacidade instalada total, o País alcançou 196,6 GW, sendo que as fontes renováveis, incluem hidráulicas, eólicas, fotovoltaicas e de biomassa – representam 83,6% desse total.

Houve ainda, em 2023, um crescimento da micro e minigeração distribuída (MMGD), que chegou a 24,4 GW de capacidade instalada. Esse tipo de geração, de pequeno porte e predominantemente solar, já representa cerca de 11% da geração de energia elétrica no país.

Estados

O Rio Grande do Norte foi o líder entre os estados e expandiu sua capacidade instalada em 2,035 GW. Em segundo lugar está Minas Gerais, que aumentou a potência de geração em 2,025 GW. A Bahia que registrou um acréscimo de 1,922 GW.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de junho de 2024