Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

foto

CNPE aprova plano com metas para recuperação de níveis de reservatórios de hidrelétricas

Autor:
Camila Maia / MegaWhat

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou a criação do Plano de Recuperação dos Reservatórios de Regularização de Usinas Hidrelétricas do País (PRR). Os detalhes do plano, com metas e indicadores globais de monitoramento, serão colocados em consulta pública pelo Ministério de Minas e Energia em até 210 dias. A resolução ainda precisa ser aprovada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo comunicado do Ministério de Minas e Energia, uma das metas prevê a recuperação gradual dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras.  O plano vai contribuir para a estruturação de ações, algumas já em andamento, que considerem tanto o suprimento energético nacional quanto a preservação dos usos múltiplos da água.

A MegaWhat tinha antecipado que esse seria o tema da reunião extraordinária do CNPE dessa segunda-feira, 11 de julho. A medida é uma exigência da Lei 14.182 de 2021, que tratou da privatização da Eletrobras e da contratação compulsória de termelétricas a gás natural.

A resolução é o resultado de um grupo de trabalho criado pelo CNPE em abril deste ano para elaboração de um plano para viabilizar a recuperação dos reservatórios de regularização integrantes do Sistema Interligado Nacional (SIN) em até 10 anos.  Integraram o grupo representantes dos ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento Regional, além da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A implementação do plano contemplará o desenvolvimento de ações por parte de diversas instituições competentes, com acompanhamento coordenado pelo MME e com participação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), EPE e ONS. O CNPE apreciará, anualmente, o andamento dos trabalhos.
Link da fonte: https://megawhat.energy/noticias/hidrica/147022/cnpe-aprova-plano-com-metas-para-recuperacao-de-niveis-de-reservatorios-de-hidreletricas.


LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

25 de abril de 2024