Pesquisar
Close this search box.

Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

Hidrelétrica de Furnas, em Minas Gerais. REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL - Tags: ENERGY ENVIRONMENT)

CARGA DE ENERGIA DO SIN REGISTRA EXPANSÃO DE 4,7% EM MAIO

Autor:
ONS

Boletim de Carga de Maio já inclui as informações referentes à Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD)

A carga de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) verificada em maio de 2023 foi de 72.805 MWmédios, um avanço de 4,7% ante o mesmo mês do ano anterior. Os dados são do Boletim de Carga Mensal do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O acumulado dos últimos 12 meses no SIN teve resultado com o mesmo padrão, com aceleração de 1,7% em relação ao mesmo período anterior. As informações consideram os dados da Micro e Mini Geração Distribuída (MMGD), que foram incorporados a partir do Boletim de Carga de Maio.

A análise por subsistema confirma que todos eles apresentaram expansão na carga: Norte, 16,8% (7.202 MWmédios), Nordeste, 6,9% (12.273 MWmédios), Sudeste/Centro-Oeste 3,0% (41.084 MWmédios) e, por fim, o Sul, 2,1% (12.247 MWmédios). Os dados são comparativos entre maio de 2023 ante o mês mesmo do ano anterior.

O mesmo cenário de crescimento está presente no acumulado dos últimos 12 meses. Os avanços aferidos foram os seguintes: Norte (10,4%), Sul (1,7%), Nordeste (1,4%) e Sudeste/Centro-Oeste (0,5%).

Os resultados da carga são impactados por diferentes fatoras. A queda de temperaturas, a partir da terceira semana do mês passado, e a ocorrência do feriado do Dia do Trabalhador em dia útil contribuíram para o desempenho da carga do SIN. É possível considerar também o cenário da atividade industrial, afetado pela baixa demanda e por pressões competitivas, o que pode estar se refletindo no consumo de energia.

Para conferir o relatório na íntegra, clique aqui.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

16 de junho de 2024