Economize até 35% na conta
de energia da sua empresa.

Brasil terá conta de luz mais barata em outubro

Autor:
Bnamericas

A conta de energia elétrica no Brasil ficará mais leve em outubro, conforme previsto.

Na sexta-feira, 26 de setembro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a bandeira vermelha patamar 1 para o próximo mês, após dois meses consecutivos de acionamento da vermelha patamar 2.

Isso significa que os consumidores receberão as contas com adicional de 4,46 reais (US$0,84) a cada 100kWh consumidos, ante 7,87 reais/100kWh no patamar de setembro.

Segundo a agência reguladora, as condições hidrológicas permanecem desfavoráveis, exigindo o despacho de usinas termelétricas, que são mais caras.

A comercializadora Armor Energia projeta bandeira amarela em novembro, com possibilidade de bandeira verde em dezembro, caso haja melhora no volume de chuvas.

“Do contrário, a bandeira amarela deve se manter também em dezembro”, disse à BNamericas Fred Menezes, diretor de comercialização da empresa.

Na bandeira amarela, a tarifa sofre acréscimo de 1,885 reais/ 100kWh consumidos. Na verde, não há adicional cobrado.  

Fernando Borborema, gerente de estudos energéticos no Grupo Delta Energia, pontuou que a metodologia de bandeiras tarifárias considera o fator de ajuste do mecanismo de realocação de energia (MRE) como principal variável, mais elevado nos meses de maior intensidade de chuvas.

“Dessa forma, está prevista uma nova redução da bandeira tarifária nos meses de novembro, quando deve ser acionada a bandeira amarela, e dezembro, com bandeira verde”, disse à BNamericas.

Walter Fróes, da CMU, avalia que a bandeira deve permanecer vermelha nos próximos meses.

“Se houver muita precipitação em outubro e novembro, talvez caia para amarelo em dezembro”, disse à BNamericas.

Segundo Fróes, o cenário resulta da escassez de chuvas em setembro – considerada normal – e de critérios de aversão ao risco mais rígidos, adotados pelo conselho de monitoramento do setor elétrico (CMSE) para evitar um eventual racionamento em 2026.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados