PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 22.08.12: Parque eólico de Osório. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

ANEEL libera em maio 259,52 MW para operação comercial

Autor:
ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) liberou em maio 259,52 MW em geração de energia para operação comercial. A exemplo do registrado nos últimos meses, a energia eólica foi o tipo de geração com maior entrada em operação no período, com 234,02 MW de potência instalada, o equivalente a 90% do total do mês.

De janeiro a maio de 2021 foram liberados 1.492,8 MW, com destaque para o estado da Bahia, com 491,7 MW, seguido de Piauí (299,1 MW), Rio Grande do Norte (259,18 MW) e Ceará (205,80 MW). Com as autorizações, a capacidade total instalada no país atingiu 175.754,4 MW.

Cabe destacar que quase 60% da capacidade instalada liberada para operação em 2021 até agora é de usinas que não tem contrato de comercialização de energia no mercado regulado, evidenciando um crescimento no mercado livre de energia elétrica em relação a anos anteriores.

Painéis interativos

Outras informações sobre o acompanhamento da expansão da oferta de geração estão disponíveis em painéis interativos no endereço www.aneel.gov.br/fiscalizacao-dos-servicos-de-geracao. Atualizados mensalmente, os painéis mostram a previsão para a entrada de novas unidades geradoras para os próximos anos e trazem ainda um histórico da expansão da geração desde a criação da ANEEL (1997).  Além deles, também é disponibilizada uma base de dados com informações de previsão e acompanhamento de obras dos empreendimentos outorgados para construção.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *