IMAGEM

ONS suspende recebimento de ofertas de redução voluntária da demanda de energia

Autor:
Letícia Fucuchima / Valor

A suspensão reflete a melhora das condições hidroenergéticas, a efetividade das ações emergenciais e a garantia de suprimento de energia em 2021

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) deixou de receber ofertas de recursos adicionais de geração de energia e de resposta voluntária da demanda (RVD), duas medidas emergenciais lançadas neste ano para fazer frente à crise hídrica.

Segundo a nota do órgão, a suspensão reflete a melhora das condições hidroenergéticas, a efetividade das ações emergenciais e a garantia de suprimento de energia em 2021.

“A chegada do período úmido dentro do prazo esperado, além da participação dos diversos agentes e da sociedade na adoção das medidas propostas foram fatores fundamentais para garantir que, em 2021, a ponta (período de pico de energia) seja atendida sem a necessidade de utilização de reserva operativa”, diz.

O ONS não exclui, porém, a possibilidade da retomada das ações em 2022, caso o governo identifique a necessidade de recursos adicionais para atendimento da demanda de energia. De acordo com o operador, a iniciativa de redução voluntária da demanda, embora emergencial, gerou “aprendizado relevante” para o uso e a regulação de mecanismos de resposta da demanda no país.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts relacionados

18 de agosto de 2022