FOTO

Energia contratada no mercado livre cresce 2,6 vezes em um ano, aponta Cela

Autor:
Robson Rodrigues - Canal Energia

Estudo mapeou PPAs assinados de energia eólica e solar e aponta diversificação das empresas, prazos mais longos e primeiros contratos financiados em moeda estrangeira

Um estudo de Benchmark feito pela consultoria Cela – Clean Energy Latin America – mostrou que o volume de energia contratada no mercado livre de projetos eólicos e solares cresceu 2,6 vezes entre janeiro de 2020 e março de 2021.

O levantamento traz análise de 70 PPAs assinados no ACL de empresas geradoras de energia eólica e solar. A energia contratada total é de 1.729,4 MW médios.

A diretora-geral da consultoria, Camila Ramos, conta que o número de contratações vem crescendo muito nos últimos anos. Entre os fatores que ajudam a entender as mudanças no ACL estão as mudanças no mercado regulado, que tem tido menos contratações, e a demanda direta do consumidor final com metas de ESG e mudança para uma matriz elétrica mais limpa. “Notamos uma diversificação das empresas geradoras de energia eólica e solar que estão atuando”.

A executiva aponta também uma mudança no perfil dos compradores da energia, já que antes eram concentrados em leilões de comercializadoras. “Antes, os compradores estavam muito concentrados em comercializadoras, agora vemos uma diversificação maior. Muitos desses PPAs são de consumidor final”.

De acordo com a diretora, uma novidade para o setor é que os prazos e condições de financiamento estão evoluindo e ficando mais fáceis de serem executados.

“Os prazos dos PPAs têm sido mais longos com até 20 anos (…) esse ano tiveram os primeiros PPAs com financiamento em moeda estrangeira. Antes todos eram financiados em real”, explica Camila.

LINK PARA MATÉRIA

Compartilhar no:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *