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A quem serve a Aneel?

Adilson de Oliveira /Valor Economico (23/11/2015)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi criada no final do século passado para atuar como reguladora independente do mercado de energia elétrica. Como tal, uma vez estabelecido o marco legal setorial, caberia à Aneel a responsabilidade pela especificação das regras que os agentes do mercado elétrico devem obedecer para garantir a eficiência econômica setorial. Interesses específicos de agentes setoriais ou governamentais não deveriam interferir em sua atuação. O objetivo central da Aneel é a preservação de condições adequadas para o suprimento de eletricidade dos brasileiros com tarifas justas. Porém sua atuação tem deixado muito a desejar.

Apesar dos sucessivos aumentos tarifários autorizados pela agência, a liquidação financeira dos fluxos energéticos setoriais, indispensável para a regularidade do funcionamento econômico do sistema elétrico, está inconclusa.

Mais ainda, reservatórios hidrelétricos relevantes, principalmente no Nordeste, estão em níveis muito preocupantes. O risco de racionamento de energia está sendo afastado graças à indesejável crise econômica em que o país foi mergulhado. Paradoxalmente, o cerne desses problemas reside na gestão ineficiente dos
reservatórios hidrelétricos, maior vantagem comparativa do sistema elétrico brasileiro. Porém a Aneel se recusa a reconhecer esse problema.

Cerne dos problemas é a gestão ineficiente dos reservatórios, maior vantagem comparativa do sistema elétrico Se havia alguma dúvida quanto à ineficiência daquela gestão, a NT 238/2015 a afasta cabalmente. A lista de problemas identificados pela Aneel nessa gestão é longa, porém bastam três deles para indicar a necessidade urgente de sua refundação: O modelo computacional utilizado na gestão dos reservatórios "tem sido incapaz de prever as hidrologias críticas" que determinam a garantia física (GF) outorgada ao gerador em seu contrato de concessão (item da 76 NT)? As GFs foram outorgadas assumindo que o despacho do parque gerador opera com os reservatórios da região Sudeste cheios, em pelo menos 26% do tempo, porém os dados históricos indicam que eles nunca chegaram a 90% (item 83 da NT)? O despacho do parque gerador não se faz conforme a indicação do modelo computacional por um amplo conjunto de razões, entre as quais cabe destacar "a desatualização dos dados cadastrais" (!!!) dos componentes do sistema elétrico (item 85 da NT).

Surpreendentemente, a NT vê nessa situação uma vantagem para a atual sistemática de gestão dos reservatórios.

"A decisão operativa fora da ordem do mérito do modelo computacional não desotimiza a operação (sic), mas simplesmente tende a corrigir a sinalização imperfeita fornecida pela ferramenta computacional utilizada" (item 94 da NT).

Ou seja, o ótimo calculado pelo modelo computacional é corrigido pela percepção idiossincrática do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Para a Aneel, pouco importa o impacto que a perda de transparência do cálculo do preço de liquidação de diferença (PLD) utilizado na liquidação dos contratos dos agentes tem na vida econômica de geradores e consumidores.

Estima-se que a gestão idiossincrática dos reservatórios hidrelétricos pelo CMSE tenha gerado perdas da ordem de R$ 40 bilhões para a economia brasileira nos últimos anos. Como indica o parágrafo acima, a Aneel acredita que essas perdas deveriam ser absorvidas pelos agentes do mercado elétrico. Obviamente, eles têm opinião distinta.

Boa parte deles entrou na Justiça e obteve liminares que lhes tiram a responsabilidade por essas perdas. A Aneel reivindica o "princípio da falseabilidade de Popper, tido em metodologia científica como a solução para o teste de argumentos indutivos" para negar que a gestão idiossincrática dos reservatórios hidrelétricos tenha provocado "consequências danosas e imprevisíveis (que) pioraram a situação do risco hidrológico" (item 146 da NT).

No entanto, o governo discorda da Aneel, tendo editado a Medida Provisória 688, na qual propõe a repactuação do risco hidrológico outorgado pela Aneel, origem das perdas bilionárias indicadas acima. A MP tem dois objetivos: (i) evitar aumentos tarifários e (ii) evitar aportes de recursos do Tesouro.

Atendendo a decisão governamental, a NT 238 procura regulamentar a MP 688, que ainda tramita no Congresso Nacional. A NT propõe um cardápio para a repactuação do risco hidrológico que foi construído com base em diversas simulações computacionais nas quais foram incorporadas críticas e sugestões dos agentes.

Os geradores atuantes no mercado regulado, que atendem os consumidores cativos das distribuidoras, poderão repassar o risco hidrológico para os consumidores, pagando um prêmio financeiro. Já os geradores que atendem os consumidores livres poderão contratar um hedge financeiro para mitigar seu risco hidrológico, contratando energia de reserva.

A NT chama a atenção para o "impacto direto (da repactuação) no resultado econômico de 2015 (dos agentes do mercado elétrico), com efeitos sobre indicadores de desempenho, rentabilidade e potencial pagamento de dividendos" (item 113 da NT). Na estimativa da Aneel, esse impacto será de R$ 2,5 bilhões no balanço das empresas, viabilizando um lucro líquido de R$ 1,5 bilhão.

A NT especifica que, para obter os benefícios nela previstos, o gerador deve escolher uma das ofertas do cardápio até o dia 4/12 e abdicar de qualquer demanda judicial quanto a perdas decorrentes da gestão idiossincrática dos reservatórios hidrelétricos. No entanto, notícias veiculadas em sites especializados sugerem que os agentes não consideram satisfatória a proposta da Aneel.

O cenário de preços baixos dos combustíveis, em ambiente recessivo, sugere que a contratação de geração térmica ou mesmo a venda de parcela menor da garantia física oferecem melhores resultados que a oferta do cardápio da Aneel. Dada a urgência do governo em equacionar o problema das garantias físicas, agentes do mercado acreditam que a proposta da Aneel pode ser "melhorada". Aliás, essa possibilidade está implícita na NT, que oferece a oportunidade de adesão ao seu cardápio no ano próximo, quando, passado o verão, o cenário nebuloso atual poderá estar mais claro.

Adilson de Oliveira é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
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Rodrigo Polito, Valor Econômico (06/08/2013)
Ribamar Oliveira, Valor Econômico (01/08/2013)
Sergio Lamucci, Valor Econômico (01/07/2013)
Daniela Chiaretti, Valor Econômico (24/06/2013)
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André Borges, Valor Econômico (20/06/2013)
Marta Nogueira, Valor Econômico (20/06/2013)
Lucien Belmonte, Valor Econômico (20/06/2013)
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André Edelstein e Eduardo Evangelista, Valor Econômico (17/06/2013)
Cláudia Schüffner, Valor Econômico (17/06/2013)
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